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Carta aberta: Aos moradores do Vale Europeu,

8 de fevereiro de 2023.

Aos moradores do Vale Europeu,

Aproxima-se um período decisivo para a maior festa da nossa região. Em 2023, a Oktoberfest de Blumenau (SC) tem uma oportunidade única de se posicionar como um evento que não apenas atrai visitantes de todo o país e do mundo, como também se tornar um propulsor inigualável do turismo e do desenvolvimento econômico regional.
A proposta de uma Oktoberfest Artesanal, apenas com cervejarias produzidas no Vale Europeu nos pavilhões do evento, é urgente.
Cabe ressaltar os porquês.

1- Por que Blumenau é a Capital Brasileira da Cerveja de acordo com a Lei 13.418/2017. O título em vigor desde 2017 e cobiçado por muitas cidades, teve até hoje pouco impacto prático, sendo uma oportunidade desperdiçada quando o visitante que chega à capital nacional da bebida se depara com rótulos que não são conectados à identidade local.
2 -Por que temos capacidade produtiva para isso. As cervejarias situadas no Vale Europeu têm capacidade produtiva de mais de 1.6 milhão de litros ao mês, podendo ser tranquilamente ampliadas em horários ociosos com uma demanda programada de um evento como a Oktoberfest.

3 – Por que a cerveja será feita por gente daqui. E vai gerar empregos fixos e temporários também nas fábricas de cerveja – que já empregam na região por 12 meses no ano – e não apenas com o serviço da Oktoberfest. Atualmente, é sabido que a produção das cervejarias comerciais apenas chega a Santa Catarina, sem nenhum comprometimento com o desenvolvimento econômico local.

4 – Por que a arrecadação gerada pela venda de cervejas ficaria no município. Não seríamos apenas um ponto de transição dos recursos que vêm dos turistas que investem na experiência da Oktoberfest e é devolvida para o desenvolvimento de negócios, empregos e impostos para outros municípios e negócios sem comprometimento com a população local.

5 – Por que a exposição proporcionada pela Oktoberfest geraria novos empregos e oportunidades no turismo regional. Conhecendo a Capital Brasileira da Cerveja pela bebida que dá nome ao título, os visitantes passam a ser divulgadores do município, atraindo novas pessoas para conhecerem a região. Diante da nova demanda, o ciclo positivo de desenvolvimento do turismo se acelera, gerando oportunidades em todos os negócios impactados pelo trade: de hotéis e pousadas a equipamentos turísticos, passando por mais de 60 operações envolvidas com o atendimento aos turistas.

6 – Por que temos qualidade comprovada. De acordo com o último levantamento do Vale da Cerveja, as cervejarias localizadas na região possuem mais de 250 premiações nacionais e internacionais por rótulos produzidos aqui.

7 – Por que podemos fazer da Oktoberfest um evento ainda mais cervejeiro. Das 128 cervejas diferentes comercializadas no evento em 2022, apenas 14 foram trazidas pela marca oficial. Ou seja: 89% dos rótulos foram apresentados por cervejarias artesanais, mesmo que elas não tenham sido evidenciadas por isso.

8 – Por que a legislação municipal prevê. A Lei Municipal nº 1.139/2017 diz que é dever do município valorizar, estimular e expandir a produção de cerveja artesanal em nossa cidade, promovendo o turismo desse setor.

oktoberfest2023_

Foto: Daniel Zimmermann, Divulgação

Isso posto, cabe ainda esclarecer alguns pontos fundamentais que levam a essa demanda:

  • Não há perda de investimento na festa. A proposta de aproximação com as cervejarias locais parte do pressuposto que, com todos os ganhos diretos resultantes de uma tributação local, é possível manter os investimentos necessários para melhorias e ampliações no Parque Vila Germânica. Isso sem contabilizar os ganhos indiretos que provém de empregos e desenvolvimento econômico e do turismo a partir da atuação das cervejarias, que são incalculáveis.
  • Não há perda de arrecadação já que patrocinadores que são vetados pela cervejaria oficial poderiam estar no evento.
  • Não há um aumento de custo para o visitante, na medida em que os chopes comercializados já são por preço tabelado.
  • Não há perda de divulgação para o evento. Muito pelo contrário, aliás. Com a projeção que o mercado da cerveja artesanal tomou nos últimos anos, a presença exclusiva de cervejas produzidas na região seria um argumento de divulgação fantástico para o evento.
  • Diante do que está posto, pedimos à administração municipal de Blumenau que defira em favor de uma Oktoberfest Artesanal, que verdadeiramente beneficie o desenvolvimento econômico e turístico da região e faça jus ao título de Capital Brasileira da Cerveja.
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